-
Arquitetos: Studio Bressan
- Área: 112 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simone Bossi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolve-se ao longo de uma encosta rochosa na Croácia desde a serra, onde se situa o acesso à propriedade, até à água cristalina da praia privada. As escolhas de projeto foram determinadas pela peculiaridade do local e pelo volume pré-existente. O pedido do cliente era integrar uma casa de hóspedes e um espaço de estar numa casa rural existente em pedra e também desenvolver o design de interiores desses dois espaços.
Os novos volumes são apresentados como telas de vidro. Apenas algumas linhas essenciais definem o objetivo da arquitetura de se misturar com a natureza circundante e, ao mesmo tempo, abrir-se ao mar e valorizar a vista panorâmica da paisagem. Do lado de fora, o local se configura como uma vila feita de pequenas construções que conversam entre si de acordo com sua funcionalidade. Todas elas estão localizadas ao redor da casa original em estilo regional, o coração de todo o complexo.
As novas peças visam melhorar a usabilidade dos volumes existentes, sem contrastar visualmente com o ambiente. Isso é alcançado usando recursos locais, como pedra e novos materiais, como aço e vidro. Uma composição em terraços (níveis escalonados) permite o uso ideal dos espaços e o desenho melhora a articulação entre os volumes. Cria-se uma sinergia entre eles tanto no plano quanto no seu desenvolvimento espacial.
Casa de hóspedes. A casa de hóspedes está sutilmente integrada à paisagem. A densa vegetação subjacente abraça e mascara todo o volume. Sendo construída abaixo do nível do solo da casa original, a adição é invisível, apesar da dimensão. Desde a floresta subjacente e do mar, a casa de hóspedes é percebida como um telhado leve, uma sombra entre os galhos das árvores. No entanto, do interior, pode-se contemplar a vastidão do horizonte e a magnífica paisagem. As telas de vidro são protegidas por um sistema de persianas metálicas dobráveis que, ao serem abertas, garantem a máxima permeabilidade visual entre o interior e o exterior e, quando fechadas, garantem a proteção hermética do volume construído.
Sala de Estar Infinita. Este é um espaço pensado para ser um ponto de encontro. Caracteriza-se por linhas simples e elegantes. A principal característica desta arquitetura é a abertura para a paisagem. As grandes janelas deslizantes proporcionam um continuum entre o interior e o exterior. Isso também é reforçado pelos materiais que mostram as partes externas como extensões do próprio interior. O percurso horizontal da obra é inspirado na linha do mar. Como resultado, a arquitetura encontra uma conexão mútua com a paisagem e o telhado parece velejar no horizonte.
Áreas Externas. As áreas externas comuns foram submetidas a uma reorganização espacial. Um novo banco foi projetado para estar localizado ao redor da piscina existente. Caracteriza-se por uma grande profundidade para que possa servir como guarda-corpo ou espreguiçadeira após um mergulho. Outro elemento presente é a Pergola Velarium que consiste em duas formas metálicas fechadas tangentes, uma é a estrutura de suporte e a outra é o plano de sombreamento horizontal. Os quatro lados são véus deslizantes que parecem flutuar. Eles bloqueiam o sol de verão, proporcionando privacidade de olhares indiscretos.
Ao mesmo tempo, eles ainda podem ser abertos para a paisagem circundante. O teto é composto por uma persiana horizontal que protege do sol ou da umidade noturna. Velarium é uma estrutura flexível que se adapta às condições climáticas ao longo do dia e permite desfrutar de uma sombra refrescante diurna ou do céu estrelado da noite deitado em um sofá confortável: um verdadeiro lounge ao ar livre.